Na última quarta-feira (20/02), no Rio de Janeiro, a Coca-Cola lançou oficialmente a sua campanha de marketing para a Copa do Mundo 2014. As exibições na TV começam hoje em todo o Brasil, com inserção no intervalo do Jornal Nacional, na Rede Globo. A partir de janeiro a campanha passará a ser global. O ideia da campanha é mostrar que o evento no Brasil será o mais inclusivo e democrático de toda a história. O lema será: “A Copa de Todo Mundo”. Assista ao vídeo no final deste post.
Quem assistiu hoje (ou assiste) Caldeirão do Huck, percebeu que o quadro “Peneira” é patrocinado pela Coca-Cola e a frase “A Copa de Todo Mundo” já foi mencionada várias vezes.
Mas, a questão aqui é a música. Na copa do mundo de 2010, na África do Sul, a música de K’naan, “Wavin’ Flag” foi criada pela Coca-Cola. Porém, ela foi além do título de “Música Oficial da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2010” Virou hino da copa da África do Sul e ganhou versões com artistas renomados, como Will.i.am do Black Eyed Peas. Aqui a versão foi gravada pelos mineiros do Skank.
Para criar a música da copa no Brasil, o plano é contar com a criatividade do povo brasileiro para compor um novo hit.
“Vamos convidar os brasileiros para fazermos juntos a música da Copa“, diz Javier Meza, vice-presidente de marketing da Coca-Cola no Brasil. Ainda não estão definidos os nomes de artistas que se envolverão no projeto. Se deixarem a Globo dar pitaco, vai ser pagode ou funk. Leia-se: Arlindo Cruz”, Zeca Pagodinho, MC Koringa e etcetéras desse naipe.
Novidades sobre o assunto somente em junho deste ano, ao término da Copa das Confederações, declara Javier Meza.
“O Brasil é conhecido como o país de todos, porque tem feito muitos esforços para a inclusão social e também porque recebe o mundo de braços abertos. E a Coca também é assim. A mesma Coca-Cola da rainha da Inglaterra é a que a gente toma. Então criamos um conceito de fazermos juntos a Copa de todo mundo“, explica Meza. Com pequenas diferenças, principalmente por causa da água utilizada na fabricação, isso é uma verdade.
Estratégia já utilizada antes
Nos Jogos Olímpicos do ano passado, em Londres, a estratégia de criar uma música especialmente para o evento também foi usada pela Coca-Cola. A música “Anywhere in the World”, produzida em parceria com o britânico Mark Ronson, na qual há sons dos esportes praticados pelos embaixadores da campanha: cinco jovens que praticam tênis de mesa, taekwondo e atletismo. No Brasil a música ganhou uma pegada de funk carioca. Não agradou a mim mas agradou a muita gente. Foram dias de record de audiência neste humilde blog.
Minha aposta é que vão fazer uma mistura de ritmos, algo como um Sertanejo-axé-pagode-funk, tudo remixado pelo DJ Marlboro para virar um pancadão.
Você aí, tem alguma opinião de qual estilo musical terá o tema da Coca-Cola para a Copa do Mundo no Brasil em 2014? Deixe seu comentário.
Já, o chamado tema “oficial” da FIFA, deve ser Ivete Sangallo. Leia aqui no blog!