«

»

nov 04 2010

Programa que reconhece a música pelo timbre

Site Tunatic para baixar o programa

Você sempre ouve uma música numa rádio ou programa de TV, não sabe que música é e está louco tentando descobrir?

Eis a solução! O nome é “Tunatic“. Este programa identifica a música que está tocando pelo timbre e busca as informações de TAG (etiqueta). Fiz alguns testes e parece mágica. Funciona!

Montei um pequeno tutorial para ajudar quem não tem muita intimidade com “a máquina”. Vamos lá!

A primeira coisa a fazer é baixar o programa (apenas 530 kb). Então acesse: www.wildbits.com/tunatic, instale e ele estará pronto para ser usado.

Tudo que ele mostra é uma pequena janela azul do tamanho equivalente a uns 3 ícones da área de trabalho. Ali está tudo que é necessário.

Para usá-lo você precisa aproximar o microfone do PC à fonte da música – a TV, por exemplo. O volume deve estar razoavelmente alto e com o mínimo de interferência a sua volta, para que o microfone capte somente a música que sai pelo alto-falante.

Tunatic iniciar a buscaQuando estiver ok, clique na lupa que fica à esquerda da pequena janela azul do programa e espere até que o programa mostre nesta mesma janela as informações da música.
Tunatic mensagem de sinal ruim

Caso o sinal captado pelo microfone seja identificado pelo programa como insuficiente, será mostrada a seguinte mensagem:

Tunatic mensagem de música não encontradaOutra mensagem ruim, que é a que você não vai querer ver, informa que a música não foi encontrada. Veja na imagem.
Tunatic mensagem que reconheceu a música

Se a música for encontrada no banco de dados, o Tunatic vai mostrar a mensagem o com nome da música e artista/banda:

Clique na pequena seta a direita dessa janela e vai abrir uma página no seu navegador com a página do site do programa com os dados da faixa. Veja imagem no final deste post.

Este recurso assemelha-se a uma função de alguns aparelhos celulares que surgiram há cerca de uns 2 anos e era conhecido como TRACK ID ou MUSIC ID, mas eu não chegeui a testar.

A mágica é a seguinte: o software capta o áudio pelo microfone e envia a um banco de dados na internet. Este banco de dados possui todos os dados sobre determinada música, inclusive as informações “não escritas”, tais como timbre, ritmo, frequência, etc. No banco de dados é feita a comparação dessas informações “não escritas” e, encontrando o identificador equivalente, o sistema traz as informações de TAG. É o mesmo que encontrar a ficha cadastral de uma pessoa através das digitais ou iris.

Não precisa ter trecho cantado, pois o programa também reconhece somente instrumental.

Não adianta tentar música nacional, a não ser que tenha alguma música mais antiga. As que eu tentei não deram certo. Apesar de que, se é nacional, basta prestar atenção na letra e pesquisar.

Outras necessidades e soluções.

1) Eu tenho várias fitas K7, gravadas no tempo em que não se sabia o que era internet muito menos TAGs. Coloquei pra tocar em um som antigo com tape-deck e funcionou perfeitamente para identificar.

2) Tem alguns vídeos no YouTube ou outros sites que geramente tem uma música de fundo. Basta colocar o microfone captando o som do próprio PC. Pra melhorar o som, coloquei o microfone entre os alto-falantes do fone de ouvido.

Eu testei com este vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=m888pkmO84w e o resultado está aqui: http://www.wildbits.com/tunatic/links.pl?title=Lost%20in%20Paradise&artist=Armik&loc=BR&lang=pt

Olha aí a ficha completa da música.

Site do Tunatic com resultado da pesquisa

Gostou? Comente!


Related Posts:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>